Bolsonaro incita carreatas e atos pelo fim do confinamento em várias cidades do país

Mobilizações aconteceram no Sul do país, em São Paulo e em Minas Gerais. Juntos, os estados possuem mais da metade dos casos confirmados do país

A insistência do presidente Jair Bolsonaro em pedir o fim do isolamento social horizontal em meio à crise do novo coronavírus fez com que seus apoiadores organizassem carreatas contra prefeitos e governadores nesta sexta-feira (27).

Em capitais como Curitiba (PR), São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), grupos de bolsonaristas foram vistos circulando com bandeiras do Brasil pedindo a reabertura do comércio e o fim da quarentena.

Nas redes sociais, circularam várias imagens dos atos e chamou a atenção a presença majoritária de carros de luxo e de alto padrão. “Carreata em Curitiba. Prestem atenção nos carros do povo trabalhador que exige voltar ao trabalho”, escreveu o jornalista Flávio Costa.

As mobilizações, no entanto, não atingiram apenas as capitais. Vídeos mostram carreatas em cidades como Jundiaí (SP), Balneário Camboriú (SC) e Ituiutaba (MG).

“Uma falta de respeito com a coletividade, com os profissionais de saúde!! Ação criminosa!!”, escreveu Tarsila Amaral, que registrou a cena em Jundiaí.

Juntos, os estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul possuem mais da metade (1597) dos 2.915 casos confirmados no país. São 77 mortes no território nacional.

Governadores de Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso decretaram o fim do isolamento após pressão do presidente Jair Bolsinaro.

Veja vídeos das carreatas:

https://www.facebook.com/tarsila.amaral/videos/10157122931043549/
Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e latino-americanista convicto, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum América Latina