O que o brasileiro pensa?
06 de junho de 2020, 10h21

Bolsonaro responde ao Jornal Nacional da TV Globo sobre atrasos nos boletins do coronavírus

Presidente compartilhou nota do ministério da Saúde dando satisfações sobre os atrasos na divulgação

Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) compartilhou, na manhã deste sábado (6), em sua conta do Twitter, nota do ministério da Saúde em resposta ao Jornal Nacional, da TV Globo, que tem criticado o atraso na divulgação dos números da Covid-19.

De acordo com a nota, que contém vários erros de português, trata-se de uma “adequação”. “Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão”, diz ainda o texto. Veja na íntegra no final.

O Jornal Nacional criticou duramente o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (4) após o segundo dia consecutivo de grande atraso na divulgação dos dados atualizados do novo coronavírus. A atualização, que deveria ser publicada às 19h, não foi divulgada antes das 20h30 – horário de início do programa.

“Desde o início da pandemia, o Jornal Nacional tem registrado os dados oficiais do Ministério da Saúde, você talvez ainda lembre… No começo, os dados eram atualizados às 17h, imediatamente da entrevista diária do então ministro Henrique Mandetta. Com a saída de Mandetta, as entrevistas deixaram de ser diárias e a divulgação dos dados foi sendo retardada”, declarou o apresentador William Bonner.

. NOTA Ministério da Saúde:- O Ministério da Saúde adequou a divulgação dos dados sobre casos e mortes relacionados ao…

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Sábado, 6 de junho de 2020

Veja a nota abaixo:

– O Ministério da Saúde adequou a divulgação dos dados sobre casos e mortes relacionados ao Covid-19.

– Ao longo do enfrentamento da doença, a coleta de informações evoluiu com oferta de insumos, capacitação de equipes e serviços laboratoriais. As medidas, assim, permitem obter dados mais precisos sobre a situação em cada região.

– A divulgação dos dados de 24 horas permite acompanhar a realidade do país neste momento e definir estratégias adequadas para o atendimento a população. A curva de casos mostram as situações como as cenários mais críticos, as reversões de quadros e a necessidade para preparação.

– Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica.

– As rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados. Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum