Bolsonaro veta artigo que proibia cancelamento de aposentadoria durante a pandemia

Presidente também vetou ampliação do auxílio emergencial para motoristas de aplicativo

Foto: Reprodução/TV Globo
Escrito en CORONAVÍRUS el

O presidente Jair Bolsonaro vetou nesta quinta-feira (14) um artigo que proibia o cancelamento das aposentadorias e benefícios para idosos, pessoas com deficiência ou com enfermidade grave durante a pandemia do coronavírus. O artigo faz parte do Projeto de Lei (PL) sobre a ampliação do auxílio emergencial de R$ 600 durante o isolamento social.

O governo argumentou que continuar com o pagamento das aposentadorias poderia impedir que benefícios concedidos irregularmente pudessem ser revisados, e possivelmente interrompidos, pelo Estado.

No mesmo PL, Bolsonaro também vetou o artigo que previa a ampliação do benefício para categorias como taxistas, motoristas de aplicativos, pescadores e garçons que ganharam mais de R$ 28 mil em 2018. De acordo com o governo, a proposta privilegia algumas profissões em razão de outras e, por isso, não poderia ser aprovada.

Ainda foi vetada a possibilidade de homens solteiros, chefes de família, de receberem o auxílio em dobro, assim como acontece com as mães solteiras.