Bolsonaro volta a exaltar cloroquina, mesmo sem comprovação de eficácia

"Laboratório químicos das Forças Armadas ampliam produção de cloroquina", anunciou

Jair Bolsonaro - Foto: Carolina Antunes/PR
Escrito en CORONAVÍRUS el

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais na tarde desta segunda-feira (30) para comemorar o aumento da produção de remédios feitos com base de cloroquina no país. A substância, que não é comprovadamente eficaz contra o novo coronavírus, tem sido colocada pelo presidente como a cura da Covid-19.

"Laboratório químicos das Forças Armadas ampliam produção de cloroquina: Laboratório Farmacêutico da Marinha, Laboratório Químico Farmacêutico do Exército e Laboratório Químico Farmacêutico da Força Aérea, todos localizados no Rio de Janeiro (RJ)", escreveu o presidente.

A aceleração na produção da cloroquina aconteceu em razão de uma ordem do ex-capitão e parece estar baseada mais em critérios políticos do que científicos.

"As ações conjuntas do Ministério da Defesa permitirão acelerar a produção, de forma que sejam concluídos dois lotes por semana, o que representa cerca de 500 mil comprimidos", disse ainda.

O uso da cloroquina no combate à Covid-19 foi difundido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que em pronunciamento na quinta-feira (19) disse que havia pedido à FDA, agência responsável pela liberação de remédios nos EUA, que acelerasse o processo para autorizar o uso da cloroquina contra o coronavírus. Bolsonaro apenas copiou o estadunidense.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1244692133417803780
https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1244692635601768448