Brasil chega a 5,9 mil mortes por Covid, mais 435 nas últimas 24h

Depois de superar a China no número de óbitos, o país agora registra também mais infectados do que o país onde começou a pandemia de coronavírus

Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta sexta-feira (30) uma nova atualização sobre o surto do coronavírus no Brasil. Os novos dados mostram que a escalada da doença no país segue batendo recordes.

Foram registradas 435 mortes nas últimas 24h e 7.218 novos infectados. No total, são 5.901 mortes provocadas pela Covid-19 e 85 mil casos confirmados (que inclui hospitalizados, recuperados e mortos). Pelo terceiro dia seguido o Brasil aparece com um número oficial de óbitos por Covid maior do que 400.

Os dados apresentados pelo ministério já superam os da China. Segundo o Centro de Pesquisas do Coronavírus da Universidade de Johns Hopkins, o país asiático totaliza 83.944 infectados e 4.637. Os óbitos foram superados na terça-feira.

Segundo Mario Scheffer, professor e pesquisador de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, quatro capitais estão em situação próxima do colapso: Manaus, Fortaleza, São Luís e Rio de Janeiro.

O número de mortes sem causa confirmada em Manaus tem disparado nos últimos dias, com uma grave falta de testes sendo observada.