Brasil compra remédio russo para tratamento de pacientes com Covid-19

De acordo autoridades russas, além de México, Colômbia e Peru, outros 50 países também teriam solicitado o medicamento

Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

O diretor do Fundo de Investimento Direto (RDIF) da Rússia, Kiril Dmítriyev, afirmou em artigo publicado nesta terça-feira (14) que Brasil comprou o medicamento russo Avifavir para utilizar no tratamento de infectados por Covid-19.

"O Avifavir já foi comprado não apenas pelos vizinhos da Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão, mas também pela Colômbia, Brasil, Bulgária, México, Arábia Saudita, Peru e muitos outros países, com mais de 50 países enviando pedidos de compra", afirmou.

De acordo com o jornal Actualidad, o Avifavir recebeu em maio um certificado do Ministério da Saúde da Rússia e se tornou o primeiro medicamento do mundo contra o coronavírus conter o ingrediente ativo "favipiravir". Em 3 de junho, o medicamento foi incluído na lista oficial do país para prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19.

De acordo com a publicação de Dmítriyev, o remédio "demonstrou alta eficiência" durante a primeira etapa do teste. Nos primeiros quatro dias de tratamento, 65% dos 40 pacientes que tomaram Avifavir apresentaram resultado negativo para o Covid-19 e, no décimo dia, a porcentagem de pacientes com resultado negativo aumentou para 90%.