Brasil já teve presidente que morreu em pandemia

O avô do presidente Donald Trump, Frederick Trump, também foi vítima da gripe espanhola e morreu pouco depois da reeleição do brasileiro

A notícia de que o presidente Jair Bolsonaro pode ter sido contaminado pelo novo coronavírus em viagem aos Estados Unidos trouxe à tona uma história que aconteceu entre 1918 e 1919, quando o mundo enfrentava a pandemia da gripe espanhola.

Em 1º março de 1918, quando a doença começava a se espalhar, Francisco de Paula Rodrigues Alves era eleito presidente da República pela segunda vez. A posse estava prevista para novembro, mas foi adiada em razão da contaminação de Rodrigues Alves pelo vírus Influenza A do subtipo H1N1 – da gripe espanhola – naquele mês.

Alves, o último político paulista eleito para a Presidência da República antes de Jair Bolsonaro, não resistiu à epidemia mais letal da história e faleceu em 15 de janeiro, se juntando a outros 35 mil mortos no país. Estimativas apontam que foram entre 50 milhões de vítimas fatais no mundo.

Eleito em uma época que vigorava a política do café com leite, em que lideranças políticas de Minas Gerais e São Paulo se revezavam na presidência, Alves foi responsável por uma ampla política higienista no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, através da nomeação do prefeito Francisco Pereira Passos, que promoveu um “bota-abaixo” na cidade.

Alves também enfrentou uma forte crise econômica em razão da queda dos preços do café e a Revolta da Vacina, na qual a população se rebelou com a vacinação obrigatória determinada pelo governo. Foi também no governo de Rodrigues Alves que o Acre foi anexado ao Brasil.

Trump

Outro fator que chama a atenção está na origem da possível contaminação do presidente Jair Bolsonaro. O secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, que viajou ao lado do ex-capitão para encontrar o presidente estadunidense Donald Trump, sentiu os primeiros sintomas logo após a viagem. Ele fez teste e o diagnóstico deu positivo.

Parte da imprensa dos EUA suspeita que o mandatário possa estar com o Covid-19, mas ele não comenta se chegou a fazer teste.

Na pandemia da gripe espanhol, o avô de Donald Trump e fundador do império Trump, Friederich, foi uma das vítimas. Ele morreu aos 50 anos em 30 março de 1918 – dias após a eleição de Rodrigues Alves.

Fontes: Atlas Histórico do Brasil, da FGV; Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; e BBC Brasil

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e latino-americanista convicto, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum América Latina

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR