Brasil pode ter mais de 30 mil casos de coronavírus, diz estudo

Levantamento feito pela London School of Hygiene and Tropical Medicine estima que o governo Bolsonaro estaria detectando apenas entre 8% e 18% dos casos reais de coronavírus no Brasil

Jair Bolsonaro (Foto: Carolina Antunes/PR)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Um levantamento feito pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, que se baseou nas taxas de letalidade para estimar subnotificação em países, estima que os casos de coronavírus no Brasil já podem ter passado dos 30 mil, em razão da falta de exames para detectar a doença e das subnotificações.

Coronavírus: Mundo passa dos 500 mil infectados; EUA lideram com 82,6 mil casos

Segundo o estudo, divulgado pelo jornal O Globo nesta sexta-feira (27), o Brasil estaria detectando apenas de 8% a 18% dos casos reais. No pior cenário, os 2.915 casos divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério da Saúde se transformariam, portanto, em mais de 36 mil casos reais, usando uma porcentual de 8% citado pelo estudo.

Em outro estudo, realizado pelo projeto Our World in Data, baseado na Universidade de Oxford e financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, o Brasil aparece na 53ª posição entre 59 países que relataram o número de testes sendo realizado por habitante.

Segundo o estudo, no Brasil apenas 13,7 pessoas por milhão de habitantes haviam sido testadas até o meio de março — cerca de 3 mil testes, número que o governo relatou à imprensa na época.

De acordo com o jornal O Globo, o Ministério da Saúde anunciou que pretende ampliar de 32 mil para 22,9 milhões o número de kits de testagem no Brasil nas próximas semanas. Muitos dos quais (cerca de 8 milhões) serão exames sorológicos, sem muita utilidade clínica, mas úteis para estimar a incidência do vírus.