O que o brasileiro pensa?
30 de março de 2020, 11h04

Brasileiros que moram no exterior criam abaixo-assinado em apoio ao isolamento social no Brasil

Jean Wyllys, Jessé de Souza, Márcia Tiburi e Karim Aïnouz foram algumas das mais de 700 pessoas que assinaram o texto. "O Brasil deve parar para salvar vidas humanas", argumentam

Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta - Foto: Carolina Antunes/PR

Preocupados com os impactos da pandemia do coronavírus no Brasil, brasileiros residentes no exterior criaram um abaixo-assinado, destinado ao presidente Jair Bolsonaro, pedindo a permanência do isolamento domiciliar no país como forma de conter o avanço do coronavírus.

Até esta segunda-feira (30), 777 pessoas assinaram o abaixo-assinado, dentre elas o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL), o ex-diretor do Ipea, Jessé de Souza, a filósofa Márcia Tiburi e o cineasta Karim Aïnouz. O objetivo é atingir 1.000 assinaturas.

“Queremos expor a nossa angustia quanto ao modo como vem agindo o governo federal brasileiro. Lançamos assim um abaixo-assinado internacional, convidando a tod@s para assinarem indicando pais de moradia. #OBrasilDeveParar para salvar vidas humanas”, diz o texto do abaixo-assinado.

“No lugar de incitar a população a abandonar as medidas de distanciamento preconizadas por especialistas médicos ao redor do mundo, o senhor deveria pôr em ação um plano nacional para justamente favorecer tais medidas sobretudo para os muitos e muitas que vivem em condições precárias”, continua.

Bolsonaro descumpriu mais uma vez o protocolo do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) de isolamento durante a pandemia e saiu às ruas do Distrito Federal neste domingo (29). Presidente visitou comércios e teve contato próximo com apoiadores.

Na manhã desta segunda-feira (30), no entanto, ele negou que tenha saído para passear. Bolsonaro ainda responsabilizou “a imprensa que não tem caráter” como um dos problemas causados pela pandemia do coronavírus.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum