Camilo Santana recorre ao STF para Anvisa liberar 5,87 milhões de doses da Sputnik V ao Ceará

“Iremos a todas as instâncias possíveis para que as vacinas que adquirimos cheguem o mais rápido possível para imunizar nossa população”, disse o governador

Camilo Santana - Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en CORONAVÍRUS el

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), usou as redes sociais, nesta segunda-feira (12), para anunciar que vai ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é assegurar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere para o estado as 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V adquiridas ao Fundo Soberano Russo.

“Informo aos meus irmãos e irmãs cearenses que estamos entrando hoje com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), para que a Anvisa, do Governo Federal, autorize a liberação ao nosso estado das 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V adquiridas de forma direta pelo Governo do Ceará junto ao Fundo Soberano Russo. A Sputnik V já é utilizada em cerca de 60 países, com eficácia de 91,6%. Iremos a todas as instâncias possíveis para que as vacinas que adquirimos cheguem o mais rápido possível para imunizar nossa população”, postou Camilo.

A agência havia cobrado do Ministério da Saúde da Rússia, no domingo (11), o encaminhamento do relatório técnico, que atesta qualidade, segurança e eficácia do imunizante.

Além do Ceará, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Pernambuco e Sergipe pediram à Anvisa a liberação para importar as doses da Rússia.

https://twitter.com/CamiloSantanaCE/status/1381609540152664070

Crítica

Na semana passada, o governador baiano, Rui Costa (PT), criticou a ação da agência. “O Brasil, em um caos completo, caminha para chegar a 400 mil óbitos e mais de 4 mil por dia e a Anvisa ainda protelando a autorização de importação da vacina por parte da Bahia e dos governos do Nordeste. É inadmissível”, desabafou.