China decreta isolamento total na cidade de Harbin para evitar novo surto do coronavírus

Capital da província de Heilongjiang teve quase mil casos nesta semana, sendo 385 considerados “importados” e 546 na própria cidade, o que fizeram as autoridades locais ativeram o estado de emergência

Chineses em Harbin (foto: Xinhua)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Há semanas, a China convive com o temor de um novo surto do coronavírus no país, ele parece estar se concretizando esta semana, na cidade de Harbin, capital da província de Heilongjiang, que registrou quase mil casos da infecção covid-19 nesta semana, levando as autoridades locais a decretarem estado de emergência nesta quinta-feira (23).

Por sua parte, o governo nacional agiu com mais rigor e decretou o isolamento da cidade, assim como fez em janeiro passado com Wuhan.

Por enquanto, somente a capital da província sofrerá a medida, mas não se descarta que ela seja estendida a todo o território de Heilongjiang – assim como aconteceu com Hubei, província a qual pertence Wuhan, quando esta era o epicentro da epidemia.

Segundo as autoridades chinesas, Harbin registrou 385 casos de covid-19 considerados “importados”, de turistas que visitavam a cidade, e 546 contagiados locais. A imprensa chinesa também informa sobre o caso de um único indivíduo que teria contagiado ao menos 78 pessoas.

A província de Heilongjiang é a terceira com mais vítimas de covid-19 até agora, com 13 mortes – Henan tem 22 e Hubei supera as 4,5 mil. No total, a China tem pouco mais de 4,7 mil mortes, entre cerca de 85 mil contagiados, e também tem a maior porcentagem de pacientes recuperados, com 78 mil pessoas curadas em total, o que significa que 92% dos contagiados no país já superaram a doença.