China reitera promessa de acesso universal à sua vacina contra o coronavírus

Governo chinês anunciou que criará fundo especial de um bilhão de dólares para ajudar países em desenvolvimento a ter acesso ao medicamento, e incluirá os países da América Latina e do Caribe em sua cobertura

Reprodução/TV estatal chinesa
Escrito en CORONAVÍRUS el

Em uma reunião virtual com diversos chanceleres da América Latina e do Caribe, realizada nesta quinta-feira (23), o governo da China reforçou a promessa de dar acesso universal à sua vacina contra o coronavírus.

A postura já havia sido manifestada há dois meses atrás, em meio à 73ª Assembleia Mundial da OMS (Organização Mundial da Saúde), mas foi reiterada agora, junto com uma medida também importante: o país criará um fundo de um bilhão de dólares para ajudar países em desenvolvimento a ter acesso ao medicamento.

Na reunião, os representantes do governo chinês enfatizaram a inclusão dos países da América Latina e do Caribe na cobertura desse fundo para ajudar aqueles interessados em adquirir a vacina chinesa.

O ministro do Exterior da China, Wang Yi, afirmou que a ideia da China com esse novo fundo é “consolidar seus laços de cooperação com a região e ajudar os países a superar esta crise de saúde, para retomar as relações de comércio em seu ritmo anterior à pandemia, o mais cedo possível”.

Participaram da videoconferência os representantes diplomáticos de Argentina, Barbados, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, México, Panamá, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. O Brasil não esteve presente.