terça-feira, 22 set 2020
Publicidade

Cidade no Tocantins distribui vermífugo contra Covid-19 em terras indígenas

A Prefeitura de Tocantinópolis, no Tocantins, sob gestão de Paulo Gomes (SD), iniciou na quarta-feira (15) a distribuição do vermífugo ivermectina para a população da cidade como forma de combater o coronavírus.

Segundo o secretário de saúde do município, Jair Aguiar, o remédio também será distribuído em terras indígenas do povo Apinajé, que vive na região. O Ministério Público de Tocantins e o Ministério Público Federal apuram o caso. A informação é do jornal O Globo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou nesta quinta-feira (16) que não há estudos que comprovem a eficácia da ivermectina no tratamento de Covid-19.

Apesar do alerta da Anvisa, o secretário afirmou que a distribuição foi autorizada com base em supostos bons resultados obtidos na Nova Zelândia. A ideia é “imunizar” a população contra a doença, segundo ele.

“Tomamos essa decisão com base em dados clínicos observados em alguns municípios do país e outros países como a Nova Zelândia. O medicamento tem se mostrado eficaz na prevenção e combate à doença. Ninguém tem certeza quanto a nada em relação a essa doença e a distribuição é preventiva e na tentativa de imunizar a população”, disse.

O remédio deverá ser distribuído nos postos de saúde do município, com preferência para as pessoas acima de 50 anos. A ideia, segundo Jair Aguiar, é que as demais faixas etárias sejam atingidas nas próximas semanas.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.