Cidades com hospitais lotados registram alta de 80% no número de mortes em casa

Oito capitais do país apresentaram esse crescimento, dentre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus

Covas coletivas abertas em Manaus no primeiro pico da pandemia - Foto: Alex Pazuello/Semcom Manaus/Fotos Públicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

Oito capitais brasileiras registraram no mês de abril uma alta de 80% no número de mortes em casa, em comparação ao mesmo mês em 2019. No mês passado, foram registradas 3.816 mortes do tipo, contra 2.119 no mesmo período no ano passado. Os dados são do Portal da Transparência da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

As mesmas cidades que registraram essa alta possuem as taxas mais altas de ocupação de leitos hospitalares por conta da pandemia do coronavírus, como São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. Além destas, Fortaleza, São Luís, Belém, Recife e Boa Vista também estão com altos índices de mortes em casa.

De acordo com especialistas, consultados em reportagem do UOL, essa alta registrada em abril deste ano é reflexo direto do avanço do coronavírus, que tem gerado uma sobrecarga nos serviços de saúde.

Muitos doentes, por exemplo, demoram a buscar um hospital justamente por medo de contaminação. Há ainda a suspeita de que o vírus seja causador de problemas como infarto e AVC.

O Brasil possui mais de 179 mil casos confirmados da doença, sendo 72.597 recuperados. De acordo com o Ministério da Saúde, já são 12.484 mortes.