O que o brasileiro pensa?
06 de abril de 2020, 19h25

Citado como exemplo anti-isolamento por bolsonaristas, Japão decreta quarentena

Em 25 de março, o próprio presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo de um brasileiro em uma praça movimentada do Japão para justificar sua postura contrária ao isolamento social

O primeiro-ministro do Japão, Shinzou Abe (foto: YouTube)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou há pouco que declarará estado de alerta em sete regiões do país, devido ao aumento dos casos de Covid-19. Junto desta medida, também será decretada quarentena obrigatória nas mesmas regiões, e também algumas empresas e instituições deverão permanecer fechadas.

A decisão foi tomada na manhã da terça-feira (7), de acordo com o horário japonês, e surgiu após o número de contagiados alcançar os 3,5 mil, após a identificação de 367 novos casos nas últimas 24 horas. Por sua vez, o total de mortes passou de 85 a 95.

Esta é a primeira vez que um governo japonês toma uma medida como esta desde 1947. “Estamos vendo um rápido aumento de novas infeções, especialmente em áreas urbanas, como Tóquio e Osaka”, afirmou Abe, que também prometeu um pacote de ajudas de 108 bilhões de ienes para combater os efeitos econômicos da pandemia.

A decisão japonesa derruba um dos principais argumentos dos bolsonaristas contra a necessidade de um isolamento social no país para enfrentar a pandemia. O exemplo do Japão foi citado por vários defensores do governo, como Marco Feliciano, Allan dos Santos e Silas Malafaia, entre outros.

No dia 25 de março, o próprio Jair Bolsonaro publicou um vídeo em seu Twitter, onde um brasileiro que mora no Japão mostra uma praça movimentada, e ironiza a necessidade de isolamento social.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum