Com vacinas no fim, Pazuello quer comprar mais hidroxicloroquina

Ministério fez chamamento público para comprar, entre outros, o medicamento defendido por Bolsonaro para tratar a Covid; não há quantidade definida em edital

Caixa de sulfato de hidroxicloroquina - Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en BRASIL el

Com vacinas contra a Covid-19 acabando em várias cidades do país, devido à falta de planejamento do governo Bolsonaro, o Ministério da Saúde soltou na última quarta-feira (17) um chamamento público para compra de hidroxicloroquina. O medicamento é defendido por Jair Bolsonaro (sem partido) para o tratamento precoce da doença. Mas não tem eficácia comprovada para tal fim.

O aviso inclui outros medicamentos, como duloxetina, imunoglobulina humana, insulina, tamoxifeno e vitaminas do complexo B, entre outros. Não há quantidade definida para nenhum dos insumos.

No caso da hidroxicloroquina, não há definição de qual o uso que será dado ao medicamento.

De acordo com informação do Ministério da Defesa, o estoque do Laboratório do Exército conta com 1,8 milhão de comprimidos de cloroquina em estoque. Isso equivale a cerca de 18 vezes a produção anual do medicamento nos anos anteriores.

Os dois remédios são bastante semelhantes, sendo recomendados para tratamento de malária, lúpus, artrite reumatóide, entre outras doenças.

A Fórum questionou o Ministério da Saúde sobre qual o uso previsto para a hidroxicloroquina que será adquirida nesse chamamento público – se para as doenças previstas em bula ou para pacientes com Covid. Também questionou qual a quantidade a ser comprada e, ainda, se com o todo o estoque formado no ano passado, ainda é necessário comprar mais desse medicamento. A pasta não respondeu até a publicação desta reportagem.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) disse que, diante da situação de falta de vacinas e abertura de chamamento público para comprar o medicamento, acionou o MPF para que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, responda por crimes contra a saúde pública.

https://twitter.com/MarceloFreixo/status/1362801407783538688