"Como militar, eu não conhecia o SUS", admite Pazuello na CPI do Genocídio

Ex-ministro da Saúde diz que se surpreendeu com o sistema público de saúde ao assumir o cargo. "Foi uma surpresa interessante", disse

Eduardo Pazuello (Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitiu em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, nesta quarta-feira (19), que não tinha conhecimentos profundos sobre a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) antes de assumir o cargo. Ele disse que foi surpreendido pela estrutura do sistema público ao se tornar ministro.

"Todos os brasileiros conhecem o SUS de uma forma simples, sabem que nós temos um sistema único, hospitais públicos, e que funcionam nas suas cidades. Como militar, eu só não conhecia o SUS, como não conhecia escolas particulares", admitiu Pazuello, citando que foi formado pelo sistema do Exército. "O meu conhecimento de SUS não poderia ser profundo", continuou.

O general havia sido confrontado sobre uma declaração que deu em outubro de 2020 em relação ao sistema público. Na ocasião, o ex-ministro havia dito que só conheceu o SUS "neste momento da vida".

"O contexto daquela frase foi: que surpresa espetacular. Foi uma surpresa muito interessante ver como nós temos um sistema fantástico e isso tem que ser de conhecimento maior do povo brasileiro", explicou Pazuello na CPI.

Ao ser questionado pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), sobre suas qualificações para assumir o Ministério da Saúde, Pazuello respondeu listando seu histórico militar. Ele afirmou que tinha cinco hospitais sob sua responsabilidade quando comandava a 12ª Região Militar. "Me considero sim plenamente apto a exercer o cargo de ministro da Saúde", disse.

Acompanhe ao vivo o depoimento de Eduardo Pazuello na CPI da Covid-19:

https://youtu.be/3Wu8TsZdPKk