O que o brasileiro pensa?
13 de maio de 2020, 21h53

Coronavírus: Com 10 mil contágios por dia, Brasil poderia superar Itália e Espanha até o final de maio

País começou a semana com quase 7 mil casos atrás da Alemanha, e em 48 horas subiu duas posições e já tem 7 mil casos a mais que França. Enquanto isso, Espanha e Itália registram menos de mil contágios diários

Mapa da pandemia do coronavírus, realizado pela Universidade Johns Hopkins (Foto: Reprodução)

O Brasil segue firme no caminho para entrar no pódio dos países mais afetados no mundo pela pandemia do novo coronavírus, caso mantenha a tendência observada nesta semana.

O país começou esta semana com pouco mais de 165 mil infectados por coronavírus, segundo números do observatório da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Na ocasião, tinha quase 7 mil casos de diferença com a Alemanha, que aparecia em sétimo lugar no ranking dos países com mais contagiados.

Porém, com cerca de 10 mil casos por dia, bastaram pouco mais de 48 horas para o Brasil superar os alemães e também os franceses, e assumir a sexta posição. Aliás, não só ultrapassou como se distanciou: já são 7 mil infectados a mais em comparação com a França.

Nesse ritmo, até o final do mês de maio, o país deverá superar inclusive a Itália e a Espanha, dois países que foram o epicentro da pandemia até meados de abril, mas que vêm registrando menos de mil novos contágios por dia nas últimas semanas – a Itália anunciou 888 nas últimas 24 horas, enquanto a Espanha teve apenas 439.

Atualmente, o Brasil tem 185,8 mil contagiados, a Itália tem 222,1 mil, e a Espanha tem 228,7 mil. Na frente deles, no terceiro lugar mundial, está o Reino Unido, que tem 231 mil contagiados, mas que registra entre 3 mil e 5 mil novos casos por dia – bem mais que Itália e Espanha, mas bem menos que o Brasil.

O segundo lugar é da Rússia, que ao menos no número de contagiados, está seguindo a tendência brasileira, com uma média próxima aos 10 mil novos casos diários. Porém, com muito menos mortes: até agora, há somente 2,2 mil falecidos por covid-19 no país.

O primeiro lugar, quase inalcançável, é dos Estados Unidos. O país governador por Donald Trump tem 1,39 milhão de contagiados.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum