Coronavírus: Com 10 mil contágios por dia, Brasil poderia superar Itália e Espanha até o final de maio

País começou a semana com quase 7 mil casos atrás da Alemanha, e em 48 horas subiu duas posições e já tem 7 mil casos a mais que França. Enquanto isso, Espanha e Itália registram menos de mil contágios diários

Mapa da pandemia do coronavírus, realizado pela Universidade Johns Hopkins (Foto: Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Brasil segue firme no caminho para entrar no pódio dos países mais afetados no mundo pela pandemia do novo coronavírus, caso mantenha a tendência observada nesta semana.

O país começou esta semana com pouco mais de 165 mil infectados por coronavírus, segundo números do observatório da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Na ocasião, tinha quase 7 mil casos de diferença com a Alemanha, que aparecia em sétimo lugar no ranking dos países com mais contagiados.

Porém, com cerca de 10 mil casos por dia, bastaram pouco mais de 48 horas para o Brasil superar os alemães e também os franceses, e assumir a sexta posição. Aliás, não só ultrapassou como se distanciou: já são 7 mil infectados a mais em comparação com a França.

Nesse ritmo, até o final do mês de maio, o país deverá superar inclusive a Itália e a Espanha, dois países que foram o epicentro da pandemia até meados de abril, mas que vêm registrando menos de mil novos contágios por dia nas últimas semanas – a Itália anunciou 888 nas últimas 24 horas, enquanto a Espanha teve apenas 439.

Atualmente, o Brasil tem 185,8 mil contagiados, a Itália tem 222,1 mil, e a Espanha tem 228,7 mil. Na frente deles, no terceiro lugar mundial, está o Reino Unido, que tem 231 mil contagiados, mas que registra entre 3 mil e 5 mil novos casos por dia – bem mais que Itália e Espanha, mas bem menos que o Brasil.

O segundo lugar é da Rússia, que ao menos no número de contagiados, está seguindo a tendência brasileira, com uma média próxima aos 10 mil novos casos diários. Porém, com muito menos mortes: até agora, há somente 2,2 mil falecidos por covid-19 no país.

O primeiro lugar, quase inalcançável, é dos Estados Unidos. O país governador por Donald Trump tem 1,39 milhão de contagiados.