O que o brasileiro pensa?
11 de junho de 2020, 12h50

Coronavírus: Doria anuncia parceria do Instituto Butatan com laboratório chinês para produção de vacina

"Esta vacina é uma das que estão em estágio mais avançado em todo o mundo", disse o governador

Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (11), parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech para a realização de testes e produção de vacinas contra a Covid-19.

“Esta vacina é uma das que estão em estágio mais avançado em todo o mundo”, disse o governador.

Doria informou ainda que estão sendo feitos outros acordos com Sinovac para garantir o fornecimento do produto ao país enquanto a tecnologia de produção da vacina é transferida para o Butantan.

Se for aprovada nos testes, a vacina poderá ser produzida nacionalmente e disponibilizada aos brasileiros.

Os estudos clínicos no Brasil serão iniciados após a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e dos comitês de ética em pesquisa.

A empresa afirma em seu site que o Instituto Butantan irá apoiar os ensaios clínicos da fase 3 no Brasil, que a parceria prevê ainda licenciamento de tecnologia, autorização de mercado e comercialização da vacina.

A vacina da Sinovac Biotech já foi aprovada para testes clínicos na China. Ela usa uma versão do vírus inativado. Isso quer dizer que não há a presença do coronavírus Sars-Cov-2 vivo na solução, o que reduz os riscos deste tipo de imunização.

A Sinovach Biotech, empresa citada por Doria, é uma afiliada do estatal Grupo Farmacêutico Nacional da China, sediada em Pequim. O laboratório obteve autorização para começar testes em humanos em abril.

Com informações do G1


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum