Coronavírus: Doria anuncia retorno do Campeonato Paulista em 22 de julho, sem torcida

Medida é tomada apesar do número de casos e mortes por Covid-19 ainda apresentar crescimento

Foto: DivulgaçãoCréditos: Reprodução/Twitter
Escrito en CORONAVÍRUS el

Os números de casos e mortes provocados pelo coronavírus continuam em alta, mas, mesmo assim, o governador João Doria (PSDB) anunciou a volta do Campeonato Paulista de futebol para o dia 22 de julho.

Os jogos serão sem torcida e em cidades que estão na zona amarela (fase 3) do “Plano São Paulo” de flexibilização. A previsão é que a final da competição seja no dia 8 de agosto. As partidas estão suspensas desde o início da pandemia de coronavírus no estado.

“O Paulistão foi paralisado faltando seis rodadas. A previsão, e sobre isso falara o presidente da Federação, é que a final seja disputada possivelmente no dia 8 de agosto, sábado, e no dia seguinte, ao que tudo indicado, domingo, dia 9, começa o Campeonato Brasileiro de Futebol”, declarou o tucano, em coletiva, nesta quarta-feira (8).

“Em nenhum momento faltou atenção, faltou diálogo e faltou harmonia entre os clubes de São Paulo e as autoridades do estado e as autoridades municipais. O futebol de São Paulo vai continuar poupando vidas cumprindo rigorosamente os protocolos apresentados”, afirmou Reinaldo Bastos, presidente da Federação Paulista.

De acordo com informações do GloboEsporte.com, o protocolo para a volta dos jogos do Paulistão inclui o confinamento das 16 equipes participantes.

Divisão

Além disso, entre outras medidas de restrição, os estádios serão divididos em três zonas: azul, vermelha e amarela. A azul é a que compreende todos os locais pelos quais passarão jogadores, comissões técnicas e árbitros: corredores, vestiários, áreas de acesso, túneis, bancos de reservas e o campo de jogo.

A vermelha diz respeito ao restante do interior do estádio, que poderá ou não estar ocupado: arquibancadas, área de imprensa, cabines, salas administrativas e operacionais.

A amarela é fora do estádio, incluindo tudo que estiver envolvido com a operação da partida, como pontos de acesso e credenciamento, estacionamentos etc.