O que o brasileiro pensa?
17 de março de 2020, 08h47

Coronavírus: Folha pede “isolamento” de Bolsonaro para Brasil enfrentar a crise

Jornal afirma que “diante da enormidade do desafio, cujo sucesso será avaliado em vidas e empregos poupados, seria desperdício de tempo preocupar-se com as bizarrices de Bolsonaro”

Jair Bolsonaro (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Em editorial publicado nesta segunda-feira (17), a Folha de S.Paulo critica a “atitude estúpida de ir ao encontro de sua diminuta seita de extremistas neste domingo (15)” e afirma que “o melhor, pois, é deixar o ocupante intelectual e politicamente isolado do Planalto falando e fazendo asneiras sozinho, enquanto os capacitados se incumbem da tarefa monumental”.

De acordo com o texto, “Jair Bolsonaro ameaça tornar-se obstáculo à extraordinária coordenação de esforços e recursos necessária para mitigar o impacto que o espalhamento da Covid-19 exercerá no sistema de saúde, no bem-estar de dezenas de milhões de brasileiros e na economia, duramente atingida”.

O editorial lembra que “o fluxo de informações e decisões necessita ser fluido e ancorado em evidências. Planos de contingência para hipóteses extremas, como o bloqueio de circulação em regiões com vasto contingente populacional, precisam estar delineados em questão de poucos dias”.

Outro problema apontado pela Folha é a “enorme parcela dos trabalhadores na informalidade e elevado contingente de desempregados, milhões de famílias poderão ter queda vertiginosa em seu poder de compra. Será preciso garantir a alimentação desses brasileiros”.

Ao final, o editorial aponta que “diante da enormidade do desafio, cujo sucesso será avaliado em vidas e empregos poupados, seria desperdício de tempo preocupar-se com as bizarrices de Bolsonaro”. E pede que ele “permaneça em seu confinamento de fato até que a crise esteja superada. Todos terão a ganhar”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum