Coronavírus: Idosos são abandonados e encontrados mortos na Espanha

O segundo país com mais infectados na Europa diz que vai priorizar o monitoramento em casas de repouso

Unidade Militar de Emergências da Espanha desinfeta terminal rodoviário. Foto: UME/Fotos Públicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

As Forças Armadas, que estão atuando na Espanha com o objetivo de desinfetar casas de repouso no país para evitar o contágio do novo coronavírus em idosos, têm lidado com uma situação desesperadora.

Segundo informações da BBC divulgadas nesta terça-feira (24), os oficiais têm encarado frequentes situações de abandono de idosos. Em alguns casos, foram encontrados pessoas de idade avançadas abandonadas já sem vida.

"O Exército, durante algumas visitas, encontrou algumas pessoas mais velhas completamente abandonadas, às vezes até mortas em suas camas", disse ministra da Defesa do país, Margarita Robles.

Segundo ela, o governo vai ser "rígido e inflexível ao lidar com a maneira como as pessoas mais velhas são tratadas". O governo acredita que os profissionais que atuam em asilos tem abandonado o posto diante do novo coronavírus.

Salvador Illa, ministro da Saúde espanhol, disse que os asilos são prioridade para o governo. "Vamos exercer monitoramento mais intenso desses centros”, destacou.

A Espanha já registra 2.696 mortes (514 nas últimas 24h) e 39.673pacientes infectados. Na Europa, o país só fica atrás da Itália.

Nesta terça-feira, o  primeiro-ministro Pedro Sánchez pediu um prorrogamento do Estado de Emergência ao Parlamento. O governo quer a extensão do prazo até 11 de abril.