Coronavírus já contagiou mais de 9 milhões de pessoas no mundo

Em 7 dias, o mundo passou da marca dos 8 milhões para a de 9 milhões. Nesse período, o Brasil teve cerca de 200 mil casos, ou seja, um quinto dos contágios aconteceram no país governado por Jair Bolsonaro

Foto: reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

Esta segunda-feira (22), o mundo chegou a uma nova marca redonda nesta pandemia: 9 milhões de contágios pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, segundo números do observatório da Universidade Johns Hopkins.

Esse patamar é atingido junto com uma cifra de 469 mil mortes (taxa de letalidade de 5,2%) e 4,4 milhões de pessoas curadas (taxa de recuperação de 49,7%).

Novamente, o mundo precisou de apenas 7 dias para chegar a um novo milhão, já que os 8 milhões foram alcançados exatamente há uma semana, no dia 15 de junho. Entre os 7 e os 8 milhões, se passaram 8 dias.

As boas notícias são duas: a taxa de letalidade teve um leve recuo de 0,2%, passando de 5,4% quando se chegou aos 8 milhões, para 5,2% agora; e a taxa de recuperação teve um aumento também tímido, de 1,8%, passando de 47,9% nos 8 milhões, para 49,7% agora.

No caso do Brasil, porém, não há boas notícias. O país governado por Jair Bolsonaro é o que mais contribui para a propagação da pandemia, com cerca de 200 mil entre o último milhão de casos.

Quando o mundo tinha 8 milhões de infectados, 888 mil eram brasileiros. Agora, com 9 milhões, o país tem 1,08 milhão. Significa dizer que cerca de um quinto dos casos de covid-19 produzidos na última semana aconteceram no Brasil.