O que o brasileiro pensa?
26 de março de 2020, 17h49

Coronavírus: morre Naomi Munakata, uma das principais maestrinas do Brasil

Nascida em Hiroshima, atualmente era regente titular do Coral Paulistano Mário de Andrade, do Theatro Municipal de São Paulo

Reprodução/Theatro Municipal

Naomi Munakata, uma das mais importantes maestrinas do país, morreu nesta quinta (26), aos 64 anos, no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, onde estava internada desde o dia 16. No último dia 19, seu teste para o novo coronavírus deu positivo.

Nascida em Hiroshima, no Japão, Naomi Munakata veio com a família pro Brasil com dois anos de idade. Aos sete, começou a cantar no coral dirigido pelo pai, Motoi Munakata.

A regente era formou-se em composição e regência na Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo e seguiu os estudos na Universidade de Tóquio.

De volta ao Brasil, foi diretora da Escola Municipal de Música de São Paulo e do Coral Jovem do Estado, e destacou-se como regente titular do Coro da Osesp, que dirigiu por 20 anos, de 1995 a 2015.

Ela era atualmente regente titular do Coral Paulistano Mário de Andrade, do Theatro Municipal de São Paulo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum