Coronavírus no RJ: Witzel quer interditar praias e Crivella pode isolar a capital

Governador e prefeito anunciaram restrições nesta sexta-feira no que pareceu uma disputa pessoal entre os dois

O prefeito Rio de Janeiro, Marcelo Crivella e o governador Wilson Witzel durante entrevista coletiva no Palácio Guanabara. (Foto: Philippe Lima/Governo do Estado do Rio de Janeiro)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O governador do estado Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o prefeito da capital, Marcello Crivella, anunciaram uma série de medidas na tarde desta sexta-feira (13) com o objetivo de tentar controlar o surto de coronavírus no estado.

Os dois chefes do Executivo - que devem ser adversários políticos nas eleições municipais de outubro - passaram a tarde publicando decretos e anunciando medidas de restrição, no que pareceu uma competição pessoal.

O Rio possui 16 casos confirmados de Covid-19, em sua maioria na capital. O estado é o segundo com mais registros no país e está em estágio de transmissão comunitária, quando não se sabe mais de onde está sendo transmitida doença, segundo o Ministério da Saúde.

No início da tarde, Crivella publicou seu decreto, cancelando aulas e eventos com grande público e fazendo algumas recomendações. Em trecho do texto, o prefeito abre margem para determinar o isolamento da capital se enxergar necessidade. A cidade também foi colocada em estágio de atenção.

Em seguida, foi a vez do governador tomar medidas. Ele também determinou o cancelamento de aulas e eventos como competições esportivas, shows, teatros, eventos científicos e feiras.

Para não parecer que ficou para trás, Witzel deu uma declaração no início da noite afirmando que entre as medidas previstas pelo governo está a atuação da Polícia Militar nas praias do Rio com o objetivo de evitar aglomerações.

"Nós não permitiremos aglomeração na praia. O momento é de ficar em casa para que possa ser controlada a epidemia", declarou. "Punições são possíveis, mas por enquanto ainda se conta com a boa vontade coletiva", completou.

Com informações do G1