Coronavírus: Novas cepas do Reino Unido e Manaus são encontradas em Araraquara

“Estamos preparando um novo decreto para que a gente endureça ainda mais as medidas de distanciamento social, diante de um quadro que já era grave”, diz o prefeito Edinho Silva. Veja o vídeo

Edinho Silva - Foto: Reprodução/Facebook
Escrito en CORONAVÍRUS el

O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), divulgou um vídeo nas redes sociais para revelar que as novas cepas do coronavírus, encontradas em Manaus e no Reino Unido, estão circulando na cidade.

“Dezesseis amostras foram coletadas e remetidas ao Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo e a conclusão é que cepa de Manaus circula na nossa cidade, bem como a cepa do Reino Unido”, afirmou o prefeito.

“As amostras serão remetidas, agora, ao Instituto Adolfo Lutz, o laboratório oficial de saúde pública de São Paulo para que o governo do estado seja oficialmente notificado. Já comuniquei o governador João Doria (PSDB) e o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. É importante que as autoridades de São Paulo também tenham esse conhecimento”, destacou Edinho.

O prefeito de Araraquara alertou para a seriedade do problema. “Essa informação só agrava o quadro que nós estamos vivendo, porque exigirá de nós um sacrifício maior para que a gente possa conter a contaminação de uma mutação do vírus que é extremamente agressiva. Além disso, as empresas que desenvolvem as vacinas ainda não têm certeza se essa versão é 100% capaz de combater o vírus”.

Medidas mais restritivas

Edinho ressaltou, ainda, que a prefeitura tomará decisões mais restritivas para combater a pandemia. “Estamos preparando um novo decreto para que a gente endureça ainda mais as medidas de distanciamento social, diante de um quadro que já era grave”.

O prefeito acrescentou que que recebeu a informação sobre a circulação das novas cepas na cidade por meio da Faculdade de Saúde Pública e do Instituto de Medicina Tropical, ambos da USP.