Fórum Educação
22 de Maio de 2020, 11h50

Coronavírus: Primeiro estudo mundial em larga escala mostra que cloroquina não apresenta melhora

De acordo com a pesquisa científica, publicada na renomada revista The Lancet, o medicamento ainda aponta um risco maior de morte e piora cardíaca

Imagem: Reprodução

Pesquisa científica publicada na renomada revista “The Lancet”, divulgados nesta sexta-feira (22), com 96 mil pacientes, aponta que a hidroxicloroquina e a cloroquina não apresentam benefícios contra a Covid-19. Pior do que isso, além de não apresentar melhora na recuperação dos infectados, a pesquisa ainda aponta um risco maior de morte e piora cardíaca durante a hospitalização pelo Sars CoV-2.

De acordo com o estudo, 96.032 pacientes internados foram observados. A Idade média dos pesquisados é de 53,8 anos e 46,3% eram mulheres.

Os pacientes são de 671 hospitais em 6 continentes e 14.888 deles receberam 4 tipos de tratamentos diferentes com a cloroquina e a hidroxicloroquina.

As hospitalizações ocorreram entre 20 de dezembro de 2019 e 14 de abril de 2020.

Este é o maior estudo feito com pacientes infectados e internados com a Covid-19 e a prescrição de cloroquina e hidroxicloroquina. De acordo com os autores da pesquisa, os pacientes medicados com as substâncias, incluindo em combinações com outros medicamentos aprovados, apresentaram um risco maior de morte hospitalar e de desenvolvimento de arritmia cardíaca.

“Este é o primeiro estudo em larga escala a encontrar evidências robustas estatisticamente de que o tratamento com cloroquina ou hidroxicloroquina não traz benefícios a pacientes com Covid-19”, disse o autor Mandeep Mehra, líder da pesquisa e diretor do Brigham and Women’s Hospital Center for Advanced Heart Desease, em Boston, nos Estados Unidos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum