Coronavírus: São Paulo já prepara plano para sepultamentos em massa semelhante ao de Manaus

Entre as medidas previstas está o sepultamento em local não autorizado pelas famílias e em horários noturnos

Covas coletivas abertas em Manaus no primeiro pico da pandemia - Foto: Alex Pazuello/Semcom Manaus/Fotos Públicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Diário Oficial da Cidade de São Paulo publicado nesta sexta-feira (30) mostra que a Prefeitura da capital paulista, comandada por Bruno Covas (PSDB), já prepara a cidade para uma situação de descontrole diante do surto do novo coronavírus.

A sessão de Serviço Funerário do DO trouxe um registro de compra de oito contêiners refrigerados de 40 pés, medindo aproximadamente 12,20m x 2,45m x 2,60m, "em boas condições de uso para armazenamento de corpos". O contrato foi fechado com a empresa LOSAN CONTEINERES LTDA e vai custar R$ 55 mil aos cofres públicos.

Segundo fontes da Prefeitura ouvidas pela Fórum, a cidade espera chegar a uma situação próxima da vivida por Manaus. Reportagem exclusiva da equipe do Dadoscope para a Fórum, publicada na quarta-feira, aponta que já morreram em abril deste ano na capital do Amazonas 5 vezes mais pessoas do que no mesmo período em anos anteriores.

No último sábado (25), o prefeito Bruno Covas publicou um decreto estabelecendo medidas administrativas excepcionais para os serviços funerários do município em razão da pandemia da Covid-19.

O texto prevê condições especiais para o sepultamento de corpos após a superação do número de 400 mortos diários nos cemitérios públicos da cidade. Além da proibição de velórios, a Prefeitura autoriza o sepultamento dos falecidos, "mesmo que diverso do local pretendido por seus familiares" e a realização destes em período noturno, entre as 18h e as 6h.

Em Manaus, a prefeitura já autorizou os sepultamentos noturnos e a criação de valas coletivas. A gestão municipal chegou a permitir que três pessoas fossem enterradas em uma mesma cova, medida que foi revogada após a pressão das famílias. om uma grande subnotificação, o estado todo registra apenas 425 óbitos oficiais por Covid.

Dados oficiais de São Paulo apontam 1.552 óbitos e 18.149 pessoas infectadas pelo coronavírus.