Coronavírus: Uruguai anuncia fechamento de fronteiras no verão

O presidente Lacalle Pou prometeu "levar à Justiça" quem entrar no país sem autorização

Luis Lacalle Pou (foto: Comunicação Presidência do Uruguai)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou na noite de quinta-feira (23) que o país manterá suas fronteiras fechadas durante o verão para evitar que o país passe por uma disparada no número de casos de Covid-19 em razão da pandemia.

“Vai ser um verão restrito, as fronteiras vão estar basicamente fechadas, com poucas exceções”, anunciou Lacalle Pou em coletiva de imprensa.

"Sei que é uma decisão que muitos não vão partilhar, é difícil para nós. Atrasamos essa decisão, mas os elementos são contundentes. Com a dor e a tristeza, o dever de cuidar nos diz que o verão deve ser basicamente restrito, com as fronteiras fechadas em nosso país", completou.

O presidente reconheceu que a medida vai afetar o turismo, provocando uma perda de recursos, mas destacou que países que flexibilizaram com o objetivo turístico passaram por uma disparada de infecções.

Pou ainda afirmou que é possível levar à Justiça aqueles que tentem entrar no país sem autorização, citando artigos do Código Penal.

Os dois países que fazem fronteira com o Uruguai, Brasil e Argentina, tem números altos de contaminação. Apesar do forte controle inicial, o país argentino passa por uma explosão de casos em algumas províncias.

A decisão de Lacalle pegou de surpresa a direita argentina, que é contra qualquer limitação de circulação e apontada como uma das principais responsáveis pelo surto na nação comandada por Alberto Fernández.

Com informações do Página 12

https://twitter.com/porquetendencia/status/1319446836558573568