Crivella “atualiza” restrições e libera funcionamento de setores do comércio

O anúncio aconteceu após o presidente Jair Bolsonaro criticar prefeitos e governadores que determinaram o isolamento social

O prefeito Marcelo Crivella anunciou nesta quarta-feira (25) algumas mudanças no plano de contenção ao contágio na cidade do Rio de Janeiro. O bispo determinou a reabertura de lojas de conveniência em postos de gasolina e de lojas de material de construção.

“Estamos atualizando algumas medidas já tomadas. A partir de sexta (27), começaremos a abrir, aos poucos, alguns comércios, como lojas de material de construção e lojas de conveniência (postos de gasolina). Mas vamos conscientizar a população de que não poderá haver aglomeração”, escreveu o prefeito em seu Twitter.

Em coletiva, ele afirmou que o setor de construção é “estratégico”. “Temos muitas obras na cidade, inclusive adaptação de hospitais, e precisamos desse setor estratégico, que também terá regras para voltar à sua atividade”, disse.

Segundo Crivella, a decisão foi tomada amparada por especialistas de acordo com um achatamento da curva. O prefeito disse que a cidade tem apresentado um avanço de casos abaixo do previsto em razão do isolamento social.

“No dia 21 esperávamos 220 casos. Não chegamos a isso no dia 21, mas chegamos no dia 23, em um salto enorme. Foi quando se reuniu toda a comunidade científica da prefeitura – diretores de hospital, infectologistas, professores universitários. O próximo passo seria 28, que estariam previstas 2800 pessoas infectadas. Hoje, 25, não estamos sequer perto da metade disso”, afirmou em entrevista ao RJTV. Dados de terça-feira (24) apontam 278 casos na capital.

O mandatário disse estar otimista, mas voltou a pedir que as pessoas fiquem em casa. “Nós tomamos medidas que estão dando resultado e temos também otimismo, de achar que esses números, se a gente mantiver as medidas que tomamos, daqui a alguns dias nós vamos poder rever esse afastamento social que angustia as pessoas. Agora, é muito importante que todos continuem as medidas que foram decretadas”, afirmou.

“As medidas que estamos tomando estão dando resultado e pode ser que daqui a 15 dias retomamos as nossas atividades”, finalizou.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR