Cuba celebra primeiro dia sem novos casos de coronavírus desde o início da pandemia

País está na última fase de reabertura, mas segue com adoção de máscara e distanciamento social

Pela primeira vez desde o início da pandemia, Cuba celebrou neste domingo (19) o primeiro dia sem novos registros de casos de coronavírus. O país está agora em sua última fase de reabertura, mas segue recomendando o uso de máscara e distanciamento social em lugares públicos.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o chefe da epidemiologia no Ministério de Saúde Pública do país, Francisco Duran, responsável por atualizar os casos diários de Covid-19, tirou a máscara durante transmissão nacional para dar a boa notícia.

Ele havia feito o mesmo neste sábado (18), quando anunciou apenas um caso no país, em Havana. “Sempre falo para ficarem seguros em casa, mas eu sei quantos irão para a praia hoje”, disse Duran, antes de voltar a recomendar o distanciamento social.

Havana foi a última cidade de Cuba a controlar o contágio por coronavírus. No início do mês, a capital iniciou a retomada gradual de suas atividades, assim como a flexibilização do isolamento social.

Com isso, a cidade ficou liberada para reativar gradualmente o transporte público e reabrir atividades comerciais e serviços, além do permitir o deslocamento de cidadãos que respeitem o distanciamento social.

No final do mês passado, o país já registrava melhoras no surto do vírus e permitiu a reabertura dos hotéis e outras atividades relacionadas ao turismo.

Na ocasião, a subsecretária de Turismo de Cuba, Ivis Fernández Peña, afirmou que “o reinício dos serviços será gradual, porque será feito junto com um trabalho de conscientização tanto dos trabalhadores quanto dos turistas, a respeito de uma nova realidade”.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR