Cuba celebra primeiro dia sem novos casos de coronavírus desde o início da pandemia

País está na última fase de reabertura, mas segue com adoção de máscara e distanciamento social

Praça da Revolução, em Havana, Cuba (Foto: @dridelorenzo/Revista Fórum)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Pela primeira vez desde o início da pandemia, Cuba celebrou neste domingo (19) o primeiro dia sem novos registros de casos de coronavírus. O país está agora em sua última fase de reabertura, mas segue recomendando o uso de máscara e distanciamento social em lugares públicos.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o chefe da epidemiologia no Ministério de Saúde Pública do país, Francisco Duran, responsável por atualizar os casos diários de Covid-19, tirou a máscara durante transmissão nacional para dar a boa notícia.

Ele havia feito o mesmo neste sábado (18), quando anunciou apenas um caso no país, em Havana. "Sempre falo para ficarem seguros em casa, mas eu sei quantos irão para a praia hoje", disse Duran, antes de voltar a recomendar o distanciamento social.

Havana foi a última cidade de Cuba a controlar o contágio por coronavírus. No início do mês, a capital iniciou a retomada gradual de suas atividades, assim como a flexibilização do isolamento social.

Com isso, a cidade ficou liberada para reativar gradualmente o transporte público e reabrir atividades comerciais e serviços, além do permitir o deslocamento de cidadãos que respeitem o distanciamento social.

No final do mês passado, o país já registrava melhoras no surto do vírus e permitiu a reabertura dos hotéis e outras atividades relacionadas ao turismo.

Na ocasião, a subsecretária de Turismo de Cuba, Ivis Fernández Peña, afirmou que “o reinício dos serviços será gradual, porque será feito junto com um trabalho de conscientização tanto dos trabalhadores quanto dos turistas, a respeito de uma nova realidade”.

Temas