Cuba registra dois dias seguidos sem mortes por covid-19

Apesar da falta de recursos pelo bloqueio econômico, a ilha socialista tem uma das melhores cifras de enfrentamento ao covid-19, e já curou mais de 77% dos pacientes dos pacientes detectados

Cubanos celebram 1º de maio em meio à pandemia do coronavírus (foto: Ricardo López Hevia / Granma)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O sistema de saúde cubano continua mostrando números altamente positivos no combate à pandemia de covid-19. Um dos indicadores desse sucesso é o fato de que o país não teve nenhuma morte pela doença nas últimas 48 horas.

Desde o início de abril, esta é a primeira vez que o país passa dois dias seguidos sem contabilizar nenhuma morte.

Em números totais, a ilha socialista tem, até o momento, 1840 contagiados, com 79 falecidos e 1427 curados. As mortes, representam 4,3%, enquanto os curados já são mais de 77% do total.

Além disso, dos 334 casos ainda ativos no país, 325 apresentam evolução clínica estável, 3 se mantêm em estado considerado “crítico porém controlável” e 6 estão em estado grave.

O Ministério da Saúde do país informou que a atuação dos estudantes de medicina em todo o país, para identificar casos suspeitos, é o segredo sucesso cubano até agora, já que o bloqueio econômico sobre o país impede a aquisição de insumos e equipamentos para tratar um contingente maior.

Segundo o diretor do Departamento de Epidemiologia do Ministério da Saúde de Cuba, Francisco Durán, “nós atuamos rápido para identificar casos antes que se transformassem em quadros de maior gravidade, e isso se deve ao trabalho de prevenção diagnóstico rápido em quase toda a população”.

Há duas semanas, o país também recebeu, do governo da China, seu único carregamento de insumos e equipamentos, com máscaras, alguns respiradores, e medicamentos.