Fórum Educação
06 de abril de 2020, 06h59

Datafolha: 76% dos brasileiros contrariam Bolsonaro e defendem isolamento social

Aprovação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também avança entre bolsonaristas

Reprodução

O último levantamento do Datafolha, divulgado nesta segunda-feira (6), revelou que a maioria dos brasileiros defende o isolamento social como medida de combate ao coronavírus, o que contraria o posicionamento do presidente, Jair Bolsonaro.

O instituto ouviu 1.511 pessoas por telefone, em razão da pandemia. Destas, 76% dizem que as pessoas devem ficar em casa, mesmo que isso prejudique a economia ou cause desemprego. Pesquisa foi feita entre os dias 1 e 3 de abril.

Com isso, apenas 18% dos entrevistados têm a visão contrária, de que é mais importante acabar com o isolamento para estimular a economia. O apoio ao isolamento social é maior no Nordeste, com 81% de pessoas a favor da quarentena. A região é onde Bolsonaro historicamente tem menor popularidade.

Contudo, mesmo no Sul, reduto bolsonarista do país, 70% defendem que as pessoas não saiam de casa para trabalhar. Com isso, a pesquisa mostra que o apoio a políticas defendidas pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem ganhado força mesmo entre aqueles que votaram em Bolsonaro.

O levantamento do Datafolha também aponta que, entre os brasileiros que declaram ter votado em Bolsonaro no segundo turno em 2018, 82% classificam como ótimo ou bom o trabalho do ministro. Esse número foi registrado na mesma época em que o presidente criticou publicamente o ministro, e chegou a dizer que “falta humildade” ao auxiliar.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum