Fórum Educação
03 de abril de 2020, 14h13

Datafolha confirma que popularidade de Bolsonaro derrete em meio à pandemia do coronavírus

Credibilidade do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, é mais que o dobro da do presidente

Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta (Foto: Rafael Carvalho/Governo de Transição)

A pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (3) revelou que a popularidade do presidente Jair Bolsonaro tem caído no país por conta da pandemia do coronavírus, enquanto que a do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é mais que o dobro da do ex-capitão.

O levantamento mostra que a popularidade do Ministério da Saúde cresceu 21 pontos com relação a semana anterior, saltando de 55% para 76%. A reprovação da pasta caiu de 12% para 5%, e o número daqueles que veem o ministério como regular foi de 31% para 18%.

Já Bolsonaro tem registrado níveis cada vez menores de aprovação. A reprovação do ex-capitão foi de 33% para 39%, enquanto a aprovação segue estável (33% ante 35%), assim como a avaliação regular (26% para 25%).

Ainda de acordo com o Datafolha, Bolsonaro é pior avaliado por mulheres (43% de reprovação), pessoas com curso superior (50%) e mais ricos (acima de 10 salários mínimos mensais (46%).

Dados semelhantes foram divulgados também nesta sexta-feira (3) pelo XP Ipespe. Esta, por sua vez, mostra que 42% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo – 1 ponto porcentual a mais do que em setembro de 2019, o último pico. Outros 27% classificam o governo como regular e 28% como ótimo e bom – o menos porcentual desde o início do governo.

Com o avanço da pandemia no país, Bolsonaro e Mandetta tem se desentendido em diversos pontos sobre como combater a doença. Enquanto o presidente defende o fim do isolamento social e o retorno da população fora do grupo de risco ao trabalho, Mandetta segue a linha das autoridades de saúde do mundo e prega a permanência da quarentena.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum