O que o brasileiro pensa?
30 de junho de 2020, 06h34

Declarações de Bolsonaro que negam a realidade podem agravar a pandemia, diz Bachelet

Além do Brasil, a alta comissária da ONU também classificou Burundi, Nicaragua, Tanzânia e Estados Unidos como países negacionistas

Foto: Montagem

A alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, ex-presidenta do Chile, criticou o governo Bolsonaro por seu comportamento negacionista em realação à pandemia do coronavírus. Para ela, a postura poderá agravar o contágio no país.

“Preocupa-me que declarações que negam a realidade do contágio viral, e a crescente polarização sobre questões-chave, possam intensificar a gravidade da pandemia, minando os esforços para conter sua propagação e fortalecer os sistemas de saúde”, afirmou a chilena.

Fala de Bachelet foi feita durante pronunciamento nesta terça-feira (30) em Genebra no Conselho de Direitos Humanos da ONU. De acordo com o jornalista Jamil Chade, em reportagem publicada nesta terça-feira (30) no UOL, ela citou especificamente o Brasil entre os governos negacionistas, ao lado de Burundi, Nicaragua, Tanzânia e Estados Unidos.

Com mais de 58 mil óbitos e 1.368.195 casos confirmados, o presidente Jair Bolsonaro só gastou 29,3% – R$ 11,5 bi – dos R$ 39,3 bilhões liberados pelo governo para o Ministério da Saúde desenvolver políticas de combate ao coronavírus.

Os 27 países da União Europeia concordaram em abrir as suas fronteiras externas nesta quarta-feira (1º) e, como adiantado pela Fórum, brasileiros serão proibidos de entrar porque a situação da pandemia de coronavírus no país é considerada fora de controle pelas autoridades do bloco.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum