Denúncias de elite fura-fila e escassez faz Manaus suspender campanha de vacinação

A suspensão ocorreu após o MP e Tribunal de Contas se manifestarem sobre denúncias de que pessoas fora da lista de prioridade estariam recebendo a vacina no estado

Foto: Montagem/Redes Sociais
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Secretaria de Saúde do Amazonas e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus anunciaram a suspenção nesta quinta-feira (21), por 24 horas, da campanha de vacinação no Amazonas.

O fato se deu em função da sucessão de denúncias de gente fora da lista recebendo a vacina e também da quantidade de doses de vacina disponibilizadas nessa primeira fase pelo Ministério da Saúde ser suficiente para apenas 34% dos profissionais da área,

Os profissionais do Samu de Manaus serão a única exceção, e continuarão a receber a vacina contra o novo coronavírus nesta quinta.

“Nesta quinta-feira (21) serão discutidos critérios que vão definir quais são os profissionais que terão prioridade para receber essas primeiras doses e quais as unidades de saúde prioritárias”, informou a secretaria estadual, em nota.

A suspensão da vacinação no estado ocorreu após o Ministério Público e Tribunal de Contas se manifestarem sobre denúncias de que pessoas fora da lista de prioridade estariam recebendo a vacina no estado. 

Além do caso das gêmeas milionárias de Manaus, Gabrielle Kirk Lins e Isabelle Kirk Lins, nomeadas às pressas e, logo após, vacinadas contra a Covid-19, ocorreu também a denúncia de David Dallas, filho do ex-deputado estadual Wanderley Dallas, que fez postagem no Instagram se vacinando.

Alem disso, desapareceram cerca de 60 mil doses da vacina CoronaVac no estado do Amazonas nesta semana, de acordo com soma feita pelo JAM 2, o jornal local da Globo em Manaus, na edição desta quarta-feira (20).

O telejornal informa que a soma do total de vacinas distribuídas entre as cidades do estado foi de 221.593. Ainda conforme o jornal, o total recebido pelo estado do ministério da Saúde  foi de 282.320 vacinas, o que daria uma diferença de 60.727 vacinas.

Com informações da CNN Brasil