Documentário da Netflix sobre coronavírus mostra governo Bolsonaro como mau exemplo

Obra mostra o presidente dizendo que vírus é uma "fantasia" e bolsonaristas saindo às ruas no 15 de março em meio à pandemia

Divulgação
Escrito en CORONAVÍRUS el

A plataforma de streaming Netflix lançou no último domingo (26) o documentário "Explicando... o coronavírus", que comenta de maneira didática e científica a pandemia da Covid-19 pelo mundo. Ao lado de outros governantes que também minimizaram a doença, como Donald Trump e Boris Johnson, o governo de Jair Bolsonaro é citado na obra como um mau exemplo no combate à doença.

Logo no início do documentário, o presidente brasileiro aparece dizendo que o vírus é uma "fantasia". Em outro momento da obra, o país volta a ser citado em uma cena da manifestação bolsonarista e golpista do dia 15 de março, quando manifestantes ignoraram as recomendações de isolamento social e saíram às ruas para pedir o fechamento do Congresso e do STF em meio à pandemia.

O filme se volta principalmente para a questão do isolamento social, desconstruindo o discurso de negacionistas através de dados científicos, históricos e cenas chocantes de morte e sofrimento, como o que foi visto em UTIs da Itália.

O filme também explica quais são os sintomas mais comuns da doença e quem tem maior risco de ter complicações, como homens, idosos e doentes crônicos. Ainda, a obra comenta sobre a expressão "achatar a curva" e a necessidade de evitar picos de doentes para não sobrecarregar os hospitais.

Desde os primeiros casos da doença no Brasil, Bolsonaro vem repetindo um discurso que minimiza os reais impactos do vírus no país. Presidente já chamou a Covid-19 de "gripezinha" e tem defendido a reabertura do comércio, assim com o retorno da população ao trabalho presencial.

Temas