Em indireta a EUA e Brasil, Rússia qualifica como "inaceitáveis" as tentativas de culpar a OMS pela pandemia

Segundo o chanceler russo, “os ataques contra essa organização são absolutamente contraproducentes e injustos com o que está acontecendo”

Reprodução/TwitterCréditos: Reprodução/ redes sociais / Youtube
Escrito en CORONAVÍRUS el

Em uma entrevista à agência de notícias local RIA Novosti, o chanceler russo Sergey Lavrov afirmou que “são totalmente inaceitáveis as tentativas de culpar a OMS (Organização Mundial de Saúde) pela pandemia de covid-19”.

A declaração do diplomata é uma indireta aos governos que, nas últimas semanas, vêm acusando a entidade internacional de responsabilidade pela propagação do coronavírus, incluindo o de Jair Bolsonaro no Brasil, e principalmente o de Donald Trump, nos Estados Unidos – que chegou a anunciar que suspenderia o financiamento à entidade.

“As agências especiais do sistema das Nações Unidas continuam sendo um mecanismo sem alternativa para a cooperação multilateral nos campos correspondentes. Isso também se aplica integralmente às atividades da OMS. Consideramos que ataques contra essa organização são absolutamente contraproducentes e injustos com o que está acontecendo”, disse Lavrov.

O chanceler russo também considera que “de acordo com a nossa avaliação, e a avaliação da grande maioria dos estados, a OMS agiu profissionalmente em todas as etapas da crise, tomando medidas preventivas, enquanto disseminava informações e recomendações para todos os países”.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia acredita que, embora os estados ainda não tenham entendido completamente as consequências da pandemia de coronavírus, a crise mostrou claramente a interdependência e a interconexão de todos os países.