Em novo balanço, Ministério da Saúde some com casos e morte por Covid-10 no Amazonas

Uma morte e 71 casos desapareceram em boletim mais recente da pasta, divergindo do que havia sido divulgado no mesmo dia pelo próprio ministério

Covas coletivas abertas em Manaus no primeiro pico da pandemia - Foto: Alex Pazuello/Semcom Manaus/Fotos Públicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

O último balanço dos casos de Covid-19 no país, divulgado às 20h desta segunda-feira (4) pelo Ministério da Saúde, fez "desaparecer" uma morte e 71 casos no Amazonas que haviam sido confirmados mais cedo em outro boletim.

A atualização anterior havia sido divulgada 5 horas antes pela pasta. Nela, o ministério informou que havia 7.313 casos confirmados e 585 mortes causadas pelo coronavírus no Amazonas. Cinco horas depois, esses números caíram para 7.242 e 584, respectivamente.

O Amazonas é um dos estados que já enfrenta colapso no sistema de saúde e funerário por conta da doença, especialmente em Manaus. Com isso, chama atenção que o Ministério da Saúde tenha informado um número inferior de mortes e casos no último boletim, enquanto todos os demais estados do país registraram aumento nas estatísticas.

De acordo com o UOL, a Secretaria de Saúde do Amazonas informou ao longo do dia apenas os números divulgados no novo boletim do ministério, às 20 horas. Em nenhum momento o estado divulgou os dados informados pelo ministério às 15 horas, quando o número de casos e mortes era maior.