O que o brasileiro pensa?
26 de março de 2020, 22h35

Em reunião do G20, Alberto Fernández propõe criação de fundo humanitário de emergência

Presidente argentino disse que o fundo precisa ser criado imediatamente, e enfatizou a necessidade de maior trabalho em conjunto entre os países

O presidente argentino Alberto Fernández (foto: Página/12)

A reunião entre os líderes do G20 e os secretários-gerais da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OMS (Organização Mundial da Saúde), nesta quinta-feira (26), teve como um dos principais destaques a intervenção do presidente da Argentina, Alberto Fernández, propôs líderes das 20 economias mais desenvolvidas do mundo, o G-20, a criação imediata de um fundo humanitário de emergência, para combater a pandemia do covid-19.

Fernández enfatizou que nenhum país é capaz de enfrentar a pandemia sozinho, nem mesmo os mais desenvolvidos. “Temos que agir juntos, agora, porque já vimos que ninguém pode se salvar disso sozinho”, afirmou.

O convite do presidente argentino foi para que as nações assinassem um “grande pacto global de solidariedade”. Ele destacou que o mundo já não será o mesmo após essa tragédia, e que também as relações internacionais deverão ser afetadas daqui por diante.

“Enfrentamos o dilema de preservar a economia ou a saúde de nosso povo, e não hesitamos em priorizar a vida”, comentou Fernández, ao falar sobre as políticas argentinas para combater a pandemia, que deixaram de lado os interesses econômicos para se centrar no reforço das medidas de saúde e em políticas de ampla proteção social.

“Não podemos permanecer passivos diante de sanções que envolvem bloqueios econômicos que apenas sufocam os povos no meio dessa crise humanitária”, conclui o mandatário argentino.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum