Fórum Educação
29 de abril de 2020, 14h15

Em São Paulo, negros têm 62% mais chance de morrer por coronavírus do que brancos

Taxa de mortalidade entre pretos e pardos, que moram em bairros periféricos da capital, é maior que a de brancos

Foto: Reprodução

Uma pesquisa de cientistas do Observatório Covid-19, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, revelou que a população negra da capital paulista tem uma chance 62% maior de morrer por coronavírus do que a população branca. Pardos têm um risco 23% maior.

Os dados levam em conta óbitos que aconteceram na cidade até o dia 17 de abril. A classificação segue o padrão de raça/cor definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Peguei o número de toda a população de São Paulo por faixa etária, o número de óbitos por Covid-19, o número dos residentes por município. Aí, no final, calculamos a taxa de mortalidade ajustada por idade, uma forma de comparar levando em consideração a estrutura toda”, explica Karina Ribeiro, epidemiologista da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e autora do estudo.

Em números absolutos, há mais mortes de pacientes brancos. Contudo, o grupo de cientistas leva em consideração as características do vírus, a pirâmide etária de cada raça/cor na cidade, entre outros fatores, para apontar o real risco de vida para o grupo racial.

Em São Paulo, os óbitos se concentram na periferia da cidade, onde a maioria dos moradores é preta e parda. Brasilândia, na Zona Norte, é o distrito que concentra o maior número de casos, com um crescimento de quase 40% de mortos em uma semana. Por grupo de 100 mil habitantes, o distrito registra 28,7 mortes.

Com informações do G1.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum