Em sua saga pró-cloroquina, Bolsonaro tuíta entrevista com "guru" médico dos EUA e bajula Trump na rede

Bolsonaro compartilha entrevista com Vladimir Zelenko, guru da direita dos EUA, por tratar "cerca de 500 pacientes com Covid-19" com cloroquina. No Brasil, médico que coordena estudo com 1,3 mil pacientes diz que uso do medicamento não tem comprovação científica

Vladimir Zelenko, Trump e Bolsonaro (Montagem)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Alheio às medidas para contenção da propagação do coronavírus, que já infectou mais de 10 mil pessoas no Brasil, Jair Bolsonaro segue firme em sua saga de apostar todas as fichas na cura da doença pela hidroxicloroquina, medicamento que ainda está sendo testado, mas sem comprovação científica, segundo Luiz Vicente Rizzo, diretor de Pesquisa do Hospital Albert Einstein, que coordena estudos com 70 hospitais e 1.360 pacientes submetidos ao tratamento.

Na manhã deste domingo (5), Bolsonaro apelou para uma entrevista feita pelo ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, com o médico Vladimir Zelenko, uma espécie de guru que atua como médico da família na comunidade judaica Satmar, em Kiryat Joel, Nova York.

Zelenko tem apenas um livro comercializado na Amazon, chamado Metamorphosis, que narra "uma jornada profundamente pessoal de autodescoberta espiritual" e "descreve como a providência divina o guiou e o ajudou a superar desafios pessoais muito difíceis, incluindo divórcio e câncer".

Zelenko ganhou fama após publicar um vídeo, no dia 21 de março, dirigido ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizendo que está "vendo resultados extremamente positivos" na pesquisa caseira feita por ele com pacientes de coronavírus.

"@RudyGiuliani entrevistou o médico DR. ZELENKO que já tratou cerca de 500 pacientes com covid-19", publicou Bolsonaro, ao compartilhar a entrevista. O número, de 500 pacientes, é insuficiente pela comunidade científica para atestar o uso de quaisquer medicamentos.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1246782693972590592

Na noite desta sábado (4), Bolsonaro também curtiu uma publicação em que Trump diz "concordar com isto", sobre reportagem que diz que a "hidroxicloroquina classificada como 'terapia mais eficaz' pelos médicos para o coronavírus".

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1246564650759737347