Erro em planilha do Ministério da Saúde incluiu casos de Covid-19 antes do início da pandemia no país

Informações inconsistentes no banco de dados da pasta dificultam ações contra a pandemia

Covas coletivas abertas em Manaus no primeiro pico da pandemia - Foto: Alex Pazuello/Semcom Manaus/Fotos Públicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

O banco de dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica (Sivep) do Ministério da Saúde, que tem acompanhado o avanço da pandemia do coronavírus no país, incluiu dois casos de Covid-19 que teriam ocorrido antes mesmo do primeiro infectado confirmado pela pasta, um paciente de 61 anos, na capital paulista.

O banco de dados do Sivep da pasta registrava até a última sexta-feira (17) dois casos anteriores ao do dia 26 de fevereiro: um bebê de 9 meses, em São Paulo, e outra criança, de um ano, em Itabuna, na Bahia.

Meses após a inclusão dos dois casos na planilha, a pasta esclareceu que os registros estavam incorretos e que o primeiro caso confirmado no país permanecia sendo o do paciente idoso.

De acordo com especialistas, as inconsistências na planilha do ministério evidenciam a velocidade da doença e a lentidão com que informações chegam às autoridades.

"Sem dados claros, transparentes e atualizados, as ações tomadas vão refletir o que se vê nos dados: se eles estão defasados, a ação vai ser defasada", afirma Rafael Lopes, integrante do Observatório Covid-19, em entrevista ao jornal O Globo.