Espanha tem queda no número diário de mortes por covid-19 pelo quarto dia consecutivo

País ibérico registrou 637 mortes nas últimas 24 horas, 37 a menos que nas anteriores. “Taxa de crescimento da pandemia está diminuindo em quase todas as regiões”, assegura diretora do Centro Emergências Sanitárias

Trabalhadora de hospital em Barcelona que atende casos de covid-19 (foto: Xinhua)
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Espanha registrou mais uma queda na quantidade de mortes diárias provocadas pela pandemia do coronavírus. Segundo as autoridades do país, foram 637 mortes nas últimas 24 horas, 37 a menos que nas 24 horas anteriores.

Segundo María José Sierra, diretora adjunta do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias do Ministério da Saúde da Espanha, “estamos observando que a taxa de crescimento da pandemia está diminuindo em quase todas as regiões”.

Itália e Espanha começam a observar uma diminuição sensível no número de mortes, o que dá a esperança de que o pico do surto em cada país possa ter passado.

No entanto, a ministra das Relações Exteriores, Arancha González, acredita que é preciso continuar ampliando os testes, antes de se falar em suspender a quarentena.

“Estamos nos preparando para uma redução de escala, para a qual é importante saber quem está contaminado para poder gradualmente suspender o isolamento aos cidadãos espanhóis”, explicou a chanceler, em entrevista a uma rede de televisão local.

Até o momento, a Espanha tem feito testes apenas com pessoas que apresentam sintomas, porém, essa estratégia deve mudar a partir desta semana, quando eles passarão a ser realizados em toda a população.

A Espanha iniciou a quarentena no dia 14 de março, e o presidente Pedro Sánchez a estendeu até o dia 26 de abril. O país é o que tem o maior número de casos na Europa (mais de 135 mil) e o segundo mais de mortes no mundo (mais de 13, atrás apenas da Itália).