O que o brasileiro pensa?
29 de abril de 2020, 18h42

Especialista criticado por Trump confirma bons resultados em testes com antiviral como cura para o coronavírus

Estudo reconhecido pelo epidemiologista Anthony Fauci mostra que a taxa de mortalidade entre pacientes que usam o remdesivir é menor, inclusive quando usado em casos graves. “Efeito é claro e positivo”, diz o cientista

Foto: divulgação

Nesta quarta-feira (29), o epidemiologista norte-americano Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, comentou em uma entrevista os resultados de uma pesquisa sobre o uso do antiviral remdesivir em pacientes com covid-19, e assegurou que se observou um “efeito claro e positivo” entre os que experimentaram este tratamento.

Segundo o estudo realizado pela empresa Gilead, em conjunto com universidades estadunidenses, considerando os casos leves (nos quais todos foram curados), o tempo médio de recuperação dos pacientes que tomaram o remdesivir foi de 11 dias, enquanto os que tomaram outros remédios demoraram mais de 15 em se curar.

Com relação ao tratamento usado em casos mais graves, o remdesivir não foi capaz de curar todos, mas mostrou um índice de mortalidade menor: 8%, contra 11,6% entre os que foram tratados com outros medicamentos.

Fauci é um dos especialistas que forma parte da equipe formada pela Casa Branca para enfrentar a pandemia do coronavírus, mas é frequentemente hostilizado pelo presidente Donald Trump, por afirmar que o país demorou muito em impor as medidas de isolamento recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O remdesivir é um medicamento experimental desenvolvido pela Gilead há cerca de 5 anos, para tratar o vírus Ebola, mas foi considerado um fracasso, por não ser capaz de conter a infecção causada por aquele vírus.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum