O que o brasileiro pensa?
25 de maio de 2020, 17h01

Estudo revela que coronavírus pode ser transmitido por fezes infectadas

Contaminação pode ocorrer por vias aéreas, pelos chamados aerossóis fecais

Foto: Cesar Ogata / SECOM

Um estudo realizado por pesquisadores chineses da província de Guangdong indicou que o coronavírus pode ser transmitido por meio das fezes de pessoas infectadas. A transmissão não ocorre necessariamente por contato direto com as fezes, mas por via respiratória, por meio de aerossóis fecais.

A pesquisa foi publicada na revista Emerging Infectious Diseases, elaborada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (mais conhecido como CDC). O estudo  envolveu 28 pacientes, dos quais 12 haviam testado positivo para a Covid-19.

Os pesquisadores conseguiram isolar o patógeno com potencial de infecção nas fezes de dois dos pacientes estudados. Não é a primeira vez que a hipótese surge no meio científico, mas o estudo demonstrou com clareza a possibilidade de infecção por meio de material fecal contaminado. Antes, havia dúvida se o material viral encontrado era apenas residual ou capaz de causar infecção.

Segundo a pesquisa, a carga viral encontrada nas fezes de um dos indivíduos que participaram do estudo foi ainda maior do que a identificada no trato respiratório. Comparando os resultados com experiências de contaminação na epidemia de SARS de 2003, os cientistas concluíram que é possível que ocorra infecção por meio de aerossóis fecais contaminados. Em locais com pouca higiene sanitária ou armazenamento inadequado de esgoto, se houver material fecal infectado, é possível se contaminar por meio de vias aéreas.

O estudo ressalta a importância de manter hábitos de higiene como tampar o vaso sanitário ao dar descarga e higienizar o banheiro com frequência, além de lavar as mãos após utilizar o banheiro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum