O que o brasileiro pensa?
25 de março de 2020, 07h13

EUA fazem última convocação aos estadunidenses antes de fechar aeroportos para voos vindos do Brasil

Alerta foi feito pela Embaixada dos EUA no Brasil e levantou suspeitas no Twitter. "O que os EUA sabem que nós não sabemos?", questionou um internauta

Donald Trump (Arquivo)

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil recomendou na noite desta terça-feira (24) que norte-americanos retornem imediatamente ao país. Segundo mensagem da representação diplomática, os voos comerciais do Brasil aos EUA deve diminuir com o passar dos dias, pois a “situação de viagem está mudando muito rapidamente”.

“Os cidadãos dos EUA que vivem nos Estados Unidos devem providenciar retorno imediato para os Estados Unidos, a menos que estejam preparados para permanecer no exterior por um período indeterminado”, diz outro trecho da nota.

De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos já haviam recomendado que viagens não essenciais ao Brasil fossem evitadas por causa da “transmissão generalizada” do coronavírus. 

Contudo, o alerta da Embaixada dos EUA no Brasil veio poucas horas depois do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em rede nacional dizendo que há uma “histeria” em torno do novo vírus, chamado por ele de “gripezinha”. O discurso segue na mesma linha adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem defendido o fim do isolamento para “salvar” a economia.

No Twitter, internautas levantaram suspeitas sobre o pronunciamento da embaixada. “O que será que a Embaixada dos EUA sabe e nós não sabemos?”, escreveu o jornalista Rodrigo Vianna. “Parece que não vêem como uma ‘gripezinha'”, opinou a também jornalista Maísa Vasconcelos, do O Povo.

“Os serviços de inteligência dos EUA sabem de algo que está prestes a acontecer e não é só cancelamento de vôos”, escreveu outra internauta.

Confira outras reações:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum