Exclusivo: "Não estou no grupo de risco e fiquei 5 dias entubado", diz brasileiro internado na Espanha com coronavírus

Jaques Delgado, psicólogo de 58 anos que vive na Itália há mais de 30, critica a postura de Bolsonaro diante do novo coronavírus e alerta que Covid-19 não é "gripezinha"

Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

No Brasil, pelo menos 2,6 mil pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. Esse número, que pode ser maior em razão da falta de testes, é apenas uma parcela dos 510 mil casos registrados em 175 países do mundo.

Números do Centro de Pesquisas do Coronavírus da Universidade Johns Hopkins apontam que a Covid-19 já fez 23 mil vítimas fatais, mas também registra 120 mil pessoas recuperadas.

Com 7.015 pacientes que já voltaram pra casa, a Espanha é o quarto país do mundo com mais recuperados, mas também o segundo com mais mortes. Em meio aos dois lados do tratamento do novo coronavírus, o país ibérico - que tem 56 mil casos confirmados - vê UTIs lotadas e médicos se desdobrando para recuperar pessoas acometidas pela doença pandêmica.

Entre os 56 mil está o brasileiro Jaques Delgado, psicólogo de 58 anos que vive na Itália há mais de 30. Sem problemas respiratórios e não-fumante, Delgado não está incluído no chamado "grupo de risco", mas está tendo de enfrentar uma dura batalha contra a Covid no Hospital Clinic, em Barcelona.

Consternado com a fala do presidente Jair Bolsonaro de que a doença trata-se de uma "gripezinha", Delgado procurou a Fórum para contar como está sendo o seu tratamento e as perspectivas diante da doença. O psicólogo ficou 5 dias respirando com auxílio de ventilador mecânico e segue internado em isolamento.

Confira a entrevista com Jaques Delgado:

https://www.youtube.com/watch?v=tZMGuwYmAvI

Temas