Fabricante de cloroquina no Brasil é suplente do líder do governo Bolsonaro no Senado

Ogari de Castro Pacheco, dono do laboratório Cristália, faz parte do grupo de empresários que têm lucrado com a propaganda do presidente sobre o medicamento

Um dos empresários responsáveis pela venda de cloroquina no Brasil é eleitor de Jair Bolsonaro e atua como segundo-suplente do líder do governo no Senado, Eduardo Gomes (MDB-TO). Ogari de Castro Pacheco tem sido beneficiado diretamente com a propaganda do presidente sobre o medicamento.

O empresário é cofundador do laboratório Cristália, prestigiado pessoalmente pelo presidente no ano passado. De acordo com reportagem do jornal Estado de S.Paulo, Bolsonaro participou da inauguração de uma das plantas do laboratório no dia 6 de agosto.

Durante a cerimônia, o ex-capitão parabenizou o empresário pela “coragem de erguer” o empreendimento. No site da empresa, Pacheco menciona o “crescimento sem precedente de venda de medicamentos” durante a pandemia. Ele está internado com Covid-19 e tem feito uso do medicamento, segundo o senador Eduardo Gomes.

Além do laboratório Cristália, outras quatro empresas foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir a cloroquina. Dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) mostram que o consumo do remédio pelos brasileiros cresceu 358% durante a pandemia.

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR