Fórum Educação
29 de março de 2020, 20h31

Fantástico defende isolamento e critica “passeio” de Bolsonaro no Distrito Federal

Programa chamou declarações do presidente de "polêmicas" e sem "comprovação científica"

Imagem de vídeo apagado pelo Facebook (Reprodução)

A edição deste domingo (29) do Fantástico, da TV Globo, destacou em tom negativo a saída do presidente Jair Bolsonaro às ruas de Taguatinga, no Distrito Federal. Programa enfatizou que “passeio” do ex-capitão quebrou o protocolo das principais autoridades de saúde e expôs dezenas de pessoas ao risco de contaminação.

A apresentadora Poliana Abritta disse que o presidente “insiste” em defender um tipo de isolamento domiciliar restrito às pessoas do grupo de risco da doença, mas que tal argumento não tem base científica. Os apresentadores também reforçaram que Bolsonaro usou de “seu linguajar costumeiro” para defender a medida.

O programa então mostrou imagens de Bolsonaro visitando comércios em Taguatinga enquanto pedia para as pessoas retornarem ao trabalho. Um dos trechos apresentados pelo jornal mostra uma pessoa pedindo ao presidente que não acabe com o isolamento durante a pandemia. Bolsonaro apenas acenou e ignorou o pedido.

O jornal também destacou um trecho em que Bolsonaro usa a violência doméstica e a fome como argumento para pedir que as pessoas retornem ao trabalho. De acordo com Poliana, a declaração foi no mínimo “polêmica” e sem “comprovação científica”.

Jornal Nacional

A edição deste sábado (28) do Jornal Nacional também reforçou a defesa pelo isolamento domiciliar durante a pandemia. O jornal destacou a defesa de diferentes países pelo isolamento como medida contra o avanço do coronavírus e mostrou trechos da fala do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante entrevista coletiva neste sábado, pedindo a permanência das pessoas em casa.

Os âncoras do jornal também criticaram Mandetta por seus ataques à imprensa e disseram que tal atitude é tentativa do ministro em “agradar” Bolsonaro. Por seus posicionamentos em geral contrários ao que o presidente tem defendido contra a pandemia, boatos sobre a demissão de Mandetta passaram a circular.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum